quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE PIZZAS




1- Na Itália, existe uma lei salvaguardando a pizza tradicional Italiana. A Itália inclusive solicitou que essa lei fosse incluída na constituição da União Européia.

2- A maior pizza do mundo já feita, foi no Norwood Pick´n ´ pay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. A pizza tinha 37,4 metros de diâmetro, e foi feita com 500 kg de farinha, 800 kg de queijo e 900 kg de extrato de tomate. Isto ocorreu em 8/12/1990.

3- Lucy Clough, da Domino´s Pizza de Feltham, em Londres, detém o recorde mundial da entrega mais distante. Uma pizza suprema vegetariana foi cozida em 17/11/2004, e entregue no destino final, Melbourne, na Austrália, dois dias depois. A pizza viajou um total de 16950 Km. Será que valeu a promoção de meia hora de entrega?

4- O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas, 90,7 kg. E houve polêmica, pois o recordista anterior, Takeru Kobayashi, questionou o recorde, alegando que a razão molho/queijo era baixa demais para ser considerada pizza. Dumitru então desafiou Kobayashi a ver quem comia mais rápido 22,6 kg de pizza. Kobayashi, que é conhecido por sua habilidade em comer cachorros-quentes, ainda está para aceitar o desafio.

5- A pizza mais cara do mundo foi criada por Domenico Crolla para o dia dos namorados, e custava a bagatela de 2745 dólares. Entre suas coberturas, eram encontrados molho de tomate bronzeado, salmão defumado escocês, medalhões de cervídeos (veado, javali, essas coisas), lagosta marinada em conhaque de qualidade, e caviar embebido em champagne. E ainda recebia um toque especial, era salpicado pó de ouro na pizza!

6- A pizza comercial mais extravagante do mundo é feita no restaurante Nino Bellisima, em Nova York. Coberta com seis variedades de caviar, cebolinha, lagosta fresca e créme frâiche, esta pizza de 30 cm, conhecida como “Luxury Pizza”, custa 1000 dólares, ou 125 dólares a fatia.

7- Existe um Campeonato Mundial de Pizza, onde os melhores pizzaiolos competem nas categorias: Freestyle, Acrobática, Mais rápida e Mais larga. As pizzas são julgadas pela preparação, gosto e cozimento próprio.

8- A garantia de 30 minutos oferecida pela Domino´s foi abolida nos Estados Unidos em 1993. O motivo foi o número de processos recebidos pela empresa por causa de acidentes causados pelos entregadores apressadinhos.

9- O Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA coloca os entregadores de pizza numa categoria classificada como a 5ª mais perigosa de trabalho. Um entregador de pizza da Dakota do Norte foi agredido por não ter aceitado maconha como pagamento. Alguns foram assassinados. O caso mais bizarro foi o de Brian Wells, um entregador da Pensilvânia, que atou uma bomba ao pescoço, fez uma entrega num beco escuro e depois foi assaltar um banco. Pego pela Polícia, contou que a bomba foi atada por pessoas do tal beco. Três minutos antes da chegada do Esquadrão Anti-Bombas, o explosivo foi detonado, mandando Wells para o além.

10- No Brasil, comemora-se o Dia da Pizza em 10 de Julho.

11- A origem do termo “acabou em pizza” é óbvia, surgindo pelo hábito, principalmente em São Paulo, de celebrar acordos em uma pizzaria.

12- A pizza Margherita original teve como inspiração as cores da bandeira da Itália. O verde do manjericão, o branco do queijo e o vermelho do tomate.

13- Uma pizza com uma fatia faltando serviu de inspiração para Tohru Iwatami, designer de jogos da Namco, do Japão, em 1980. Nascia assim um personagem clássico dos games, o Pac-Man.

domingo, 8 de janeiro de 2012

salmo 23





O Senhor é meu pastor, nada me faltará.



Em verdes pastagens me faz repousar Ele:



Junto das águas Ele me conduz.
A minha alma;



Guiaráme caminhos da justiça, por seu nome.



Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,



Não temerei mal algum, porque tu estás comigo:



A TUA VARA E TEU CAJADO ME CONSOLAM



Espalhe uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos:



Unge minha cabeça com óleo: o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida:



E na casa do Senhor viverá para sempre.